sexta-feira, 23 de abril de 2010

Textos para o curso de Interpretação bíblica - IB Heliópolis - Pág. 9

LITERATURA BÍBLICA - EPÍSTOLAS

Leia, cuidadosamente, 2Pedro 3.14-18. Nela, Pedro cita as obras escritas por Paulo às igrejas, denominando-as epístolas, ou seja, cartas endereçadas às igrejas recém-formadas pelo apóstolo em suas viagens missionárias.

Eis alguns cuidados que devemos ter, ao estudar as epístolas:

• As cartas podem ser mal interpretadas, se as lermos como se tivessem sido escritas para nós, em vez de para a sua própria época.
• Ao mesmo tempo, quando compartilhamos situações comparáveis a dos cristãos que foram os destinatários das cartas, devemos entender que a Palavra de Deus para nós é a mesma que foi para eles.
Para entender melhor, preencha a tabela a seguir, a partir da leitura de 1Coríntios 11:

Texto
Costume da época
v. 6,10



Como você pode perceber, o uso do véu pela mulher, em Corinto é uma questão cultural daquela época. As mulheres da igreja, hoje, não precisam usar véus nem manter seus cabelos compridos para agradar a Deus.
No início da era cristã, as cartas já eram usadas pelos escritores bíblicos, como formas de instrução, de encorajamento e, também, de correção. Cartas eram dirigidas a pessoas, grupos de pessoas, igrejas em particular, como as cartas às 7 igrejas da Ásia (Ap 2,3).
Essas cartas falam das percepções de Cristo sobre as comunidades cristãs. Cinco delas soam como fortes repreensões de comportamentos errados das igrejas. Outras duas igrejas são elogiadas e encorajadas:

Exercício:
1) Identifique as repreensões de Cristo às igrejas.
2) Identifique o encorajamento de Cristo às igrejas .
Exercício - Data Show (transparência 3)


INTERPRETANDO PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO
Leia, cuidadosamente, a parábola do bom samaritano (Lc 10.25-37). Neste formato literário, situações da vida real, na Palestina do tempo de Jesus, são usadas para fazer uma comparação, explicar um conceito religioso, ensinar sobre Deus.

Parábolas existem por toda a Bíblia. Jesus usa muito este estilo, na forma oral, para ensinar. Os evangelistas registraram as conversas de Jesus com as pessoas, deixando-nos muitas das mais belas passagens bíblicas.
Um cuidado que se deve ter, ao ler parábolas, é reconhecer que as personagens são tiradas da vida real, mas permanecem como material ilustrativo. Na parábola do bom samaritano, por exemplo, Jesus escolhe como ator principal uma pessoa odiada pelos judeus. Sendo judeu aquele que estava conversando com Jesus, e sendo a mensagem central o amor ao próximo, o impacto causado por Jesus foi imenso.


Um exemplo de parábola no Novo Testamento
 A parábola da semente de mostarda (Mc 4.30-32).
1) Ela focaliza o mistério do crescimento do reino de Deus;
2) Encontra-se na sequência da parábola do semeador.
3) Ambas ocorrem dentro de um mesmo contexto: Após lançar as sementes, o semeador continua sua vida normalmente, dorme e levanta cada noite e cada dia até que um dia vê as sementes germinando, e se maravilha. A parábola ensina que o homem não pode interferir no processo de crescimento. Este é dado por Deus (1Co 3.8). A parábola ensina, também, o caráter sobrenatural e escatológico do reino. Por sobrenatural, entendemos que somente Deus pode fazê-lo crescer; quanto ao caráter escatológico, significa que a semeadura é o próprio ministério de Jesus e a ceifa será o ato da consumação do reino. A missão hermenêutica é encontrar:
· Significado;
· Lição;
E, então, traduzir essa lição para o nosso próprio contexto.
São, quase sempre, ditas por Jesus, veículos de proclamação do reino de Deus.
· Proximidade do juízo;
· Necessidade de ouvir as boas-novas;
· Momento decisório.


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