segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comentários do autor - Diálogo e Ação (2T2010) – Lição 4






Sobre a efervescência dos falsos ensinos no seio da igreja

Falsos mestres - réus de condenação e de juízo

Sempre haverá pessoas que se aproveitarão da boa fé dos outros, de sua ingenuidade, de sua inexperiência.
Na Bíblia, aqueles que assim procedem dentro das fileiras do cristianismo são chamados “falsos apóstolos”. Essa parece ser esta a estratégia de todos os inimigos do povo de Deus.
Prega-se, hoje, um “outro” evangelho, caracterizado pela ausência de doenças, pela prosperidade econômica, pela reorganização social e política. Os falsos pregadores do evangelho salvador de Deus estão debaixo de grave advertência. A mensagem de Deus não pode ser mudada.
Para lutar contra essa tendência, cabe-nos a tarefa de identificar esses esforços malignos nas comunidades cristãs. O apóstolo Paulo nos oferece uma descrição do modus operandi desses falsos ensinos em Colossenses 2:
Identificando os processos heréticos
1º - Usam de palavras persuasivas (v. 4) - os cristãos são convencidos por eles a afastarem-se do Senhor, por ouvirem palavras falaciosas. Em grego, "persuasivas" tem o sentido de "raciocínios falazes". 
2º - São filosofias sutis de caráter místico (v. 8). Paulo combatia essas tendências filosóficas gnósticas emergentes, que ensinavam uma série de ritos de passagem até chegarem à sabedoria de Deus. "Sutilezas" sugere uma aparência de verdade, por causa do linguajar sofisticado usado e da aparente ligação com as tradições religiosas existentes (sincretismo religioso com aspectos da religião judaica).

3º - Oferecem juízos de valor equivocados (v. 16) - Paulo combatia a ênfase em ritos religiosos para caracterizar o homem religioso. Promovem a ideia da autojustificação em vez da confiança na graça divina.
4º - São visões desconectadas de Cristo como Mediador (v. 18,29). Em Colosso existia uma ordem religiosa de "emanações" (deuses angelicais) que eram adoradas pelo homem, como "intermediários" para com o Todo-Poderoso.  Esse misticismo é fortemente presente em algumas culturas religiosas, hoje. Algumas, inclusive, de natureza cristã... A heresia é perigosa, pois não não outro Mediador entre Deus e os homens. senão Cristo.
5º - Tempo de vida limitado (v. 22). Tradições humanas passam. Somente a Palavra de Deus tem caráter permanente, sendo válida em todas as épocas e lugares. 
6° - Vida de aparência para a satisfação da carne (v. 23). No centro de qualquer heresia está a glorificação do homem, o culto em torno das necessidades materiais, a satisfação do "eu". Assim atua a teologia da prosperidade e, também, todos os cultos em torna da salvação pelas obras.
Infelizmente, vemos essas coisas acontecerem em nossos dias, quando pessoas afirmando ser porta-vozes de Deus, agem de modo irresponsável no meio da igreja, trazendo dor e confusão, e impedindo, por causa de seu comportamento, que outros creiam em Cristo.
Só os mensageiros que anunciam com integridade o evangelho da salvação, que liberta o homem do poder do pecado, podem assumir o verdadeiro papel do ensino bíblico.
Não nos abstenhamos de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.