segunda-feira, 26 de abril de 2010

Textos para o curso de Interpretação bíblica - IB Heliópolis - Pág. 7

POR QUE INTERPRETAR A BÍBLIA?

Você morreria pelo direito de ler a Bíblia e interpretá-la? Um dos mais importantes tradutores da Bíblia, no século XVI, o fez. Trata-se de William Tyndale. Este sacerdote desejava traduzir a Bíblia para o inglês. Condenado e culpado por heresia, ele foi acorrentado a uma estaca, estrangulado com uma corda e, então, queimado. Ele é um dos muitos heróis que deram a vida para que os homens pudessem ter o direito de ler a Bíblia e interpretá-la, depois do movimento da Reforma Protestante de Lutero.
Tyndale demonstrou, com seu testemunho, o valor incalculável da Bíblia. Vamos estudar sobre o valor da Bíblia para a nossa vida.
O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, disse: “Toda Escritura é... proveitosa” (2Tm 3.16). A palavra significa “útil”, “benéfica”.

A Bíblia tem valor didático
A primeira afirmação de Paulo acerca do proveito da Bíblia é sua utilidade didática: “Toda Escritura é... proveitosa para ensinar”.
Para ter valor didático, a Palavra de Deus precisa ser ouvida
Para ter valor didático, a Palavra de Deus precisa ser aprendida.
Para ter valor didático, a Palavra de Deus precisa ser ensinada

A Bíblia tem valor disciplinar
 “Toda Escritura é... proveitosa para repreender, para corrigir...”
O propósito divino é de nos fazer viver em harmonia com ele. Isto é disciplina.

A Bíblia tem valor ético-moral 
“Toda Escritura é... proveitosa... para instruir em justiça”.

A LITERATURA BÍBLICA — CÓDIGOS E LEIS

Antes de continuar, faça a leitura silenciosa de Êxodo 20.1-17.
Este código de leis foi decretado por Deus no Monte Sinai e por ele escrito em duas tábuas de pedra. Este código se constituía na lei fundamental da nação hebraica. O interessante é que, por volta de 1.750 a.C., um rei babilônico chamado Hamurabi criou um código de leis que tem semelhanças com a lei de Moisés.
Faça o exercício (Data show—transparência 1) para entender melhor o conteúdo das leis de Deus.
O contexto histórico de produção do texto é importante.
   · Por quem forma escritas?
   · Quando foram escritas?
   · Por que foram escritas?
   · Para quem foram escritas?
   · Que ordens foram dadas?

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