domingo, 11 de abril de 2010

Ensinando juniores na EBD


Respondo aqui uma indagação muito frequente: como melhorar meu processo de ensino a juniores?

1° Seja exemplar, um modelo de conduta (Tt 2.7) - Juniores estão de olho em você e vão imita-lo, certamente.

2° Crie um laço de amizade e estreite relacionamentos, pois a força afetiva do ensino compreende grande parte da tarefa. Ofereça o apoio emocional e mantenha sempre o controle de seus sentimentos, mostrando paciência e a tolerância aos excessos deles. Mas seja firme.

3° Deixe espaço para o exercício da autoridade, definindo com eles as regras do comportamento adequado, pois se eles participarem da decisão do que é certo a fazer, será mais fácil controlar seus ímpetos.

4° Use muitos recursos visuais, estimulando a sua fértil imaginação. Eles vão amar.

5° Deixe-os manipular os dados que estão sendo ensinados, dando tarefas que se reportam a situações do dia-a-dia (recorte e colagem; dramatização etc.)

6° Mantenha um diário pedagógico, onde estarão escritos suas percepções e preocupações, suas avaliações dos alunos e desafios para a classe. Essas anotações oferecem os motivos e a agenda de oração.

7° Por fim, mostre os avanços dos alunos para a igreja e, principalmente, para seus familiares, quando poderá entrar em ação sua atividade evangelística, trabalhando para a conversão dos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.