segunda-feira, 26 de abril de 2010

Textos para o curso de Interpretação bíblica - IB Heliópolis - Pág. 8


Literatura bíblica — narrativas

 Antes de continuar, faça a leitura silenciosa de Gênesis 37.1-36.
Para entender as narrativas bíblicas, você deve considerar alguns fatos:
• Os comportamentos descritos nas narrativas não estão ali para serem repetidos. Alguns deles são graves violações das leis de Deus. Isso demonstra nossa natureza humana decaída por causa do pecado.
• Há um plano maior por detrás de cada história bíblica. Deus é a principal personagem do Antigo Testamento. No caso específico de Gênesis 37, Deus faria de José o homem mais importante do Egito, abaixo apenas do Faraó. Numa época de grande fome na Palestina, José foi capaz de manter vivo o povo de Deus, pois da descendência dele, muitos anos depois, nasceria o Messias.
• É preciso ter uma visão geral da história de Israel, para melhor perceber como a narrativa, que está sendo lida, se encaixa no plano de Deus para o seu povo. A vida das grandes personagens bíblicas inspira mas, também, nos exorta, quando as narrativas demonstram que o homem falhou na hora de obedecer ao Senhor. José é um excelente exemplo de obediência: ele perdoou seus irmãos, porque sabia que Deus estava por detrás dos eventos vividos por ele. Por outro lado, o comportamento invejoso de seus irmãos nos serve de alerta. Muitas famílias são destruídas por este pecado.

A Literatura Bíblica — profecias

Antes de continuar, faça a leitura de Isaías 53.1-12. Nesta passagem, temos um exemplo clássico de uma profecia messiânica: aquela mensagem que anuncia a vinda do Salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor. Se você quiser ler sobre o cumprimento desta profecia, abra a Bíblia em João 19. Jesus, diante de Pilatos e dos religiosos judeus, calado, açoitado e, enfim, crucificado, confirma a profecia de Isaías.
Profecias são mensagens de Deus ao povo, por meio de um homem inspirado por ele. Estas mensagens propõem atitudes de arrependimento e confissão de pecados, de volta a Deus e à sua vontade, de manifestação de fé na aliança iniciada pelo Salvador com o povo. Infelizmente, os homens tornaram as profecias em algo inútil, pois cerraram os seus ouvidos à voz de Deus. Exercício (Data show—transparência 2)

Literatura Bíblica — Escritos sapienciais

Outro exemplo de literatura bíblica é a poesia. A coleção de poesias mais conhecida na Bíblia é o livro de Salmos. Neste caso, as poesias eram cantadas durante as reuniões dos judeus no templo e na sinagoga. Há, ainda, os livros de Provérbios e Eclesiastes. No Novo Testamento, apenas algumas passagens foram escritas em forma de poesia.
Antes de continuar, faça a leitura de 1Coríntios 13.1-13. Eis um exemplo clássico de poesia bíblica. O uso deste modo particular de escrita causa forte impacto no leitor. Isso é assim, porque fala dos sentimentos mais profundos da alma, desvenda muitos mistérios da vida e propõe modos de conduta dignos de um servo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.