quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EBD 1 - Diálogo e Açao - 1T2010...


Na escola de Deus (Provérbios 1.1-9; 3.1-8)


A primeira lição do ano da revista Diálogo e Ação trouxe à luz sete verdades:

1. Vivemos na era da informação mas, por outro lado, não vivemos na era da sabedoria. Educação formal não pode faltar à vida humana, mas, a verdadeira sabedoria, a sabedoria para a vida livre e feliz, só pode ser encontrada em Deus.

2. Precisamos saber a diferença entre cultura (no sentido de acúmulo do saber) e sabedoria, que é a capacidade prática de tomada de decisões corretas, mediante o entendimento da vida em si. Instrução, por sua vez, tem a ver com correção, com a gente ouvir e acatar a repreensão, ser disciplinados, mudando de comportamento.

3. Precisamos entender que todos precisamos de bons conselhos, de orientações sábias.

4. O comportamento esperado por Deus nos é ensinado pelo Bíblia, e, quando deixamos que o Espírito de Deus toque nossas emoções e nosso pensamento, somos movidos a agir de acordo com a vontade de Deus.

5. A vida tem dois caminhos: um que conduz à vida (onde a justiça é estabelecida) e outro que conduz à morte (onde a injustiça prevalece). Precisamos escolher certo!

6. Temer a Deus é saber que, antes de tudo, pertencemos a ele e devemos honrar seu nome. Isso significa ser melhor filho, melhor aluno, melhor amigo etc. por causa do nosso compromisso com Deus.

7. Deus nos ensina a ouvir e obedecer nossos pais, se almejamos ser, de fato, felizes. Por outro lado, pais que temem a Deus e o servem, e que instruem seus filhos, hão de fazer deles um espelho de integridade moral e espiritual.

Pastor Davi Freitas
JUERP, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.