sábado, 20 de março de 2010

Refletindo sobre o ato educativo na EBD

A trilogia da educação
(Texto de aprofundamento)


Você sabe a diferença entre o ensino secular e o ensino bíblico? Pois o professor cristão precisa estar consciente dessas diferenças para melhor atuar como instrumento de Deus.

Há três aspectos a destacar, apontando para essa diferença:

(1) O objeto e vetor do ensino cristão é o indivíduo em si, uma pessoa — O aluno não é um mero dado estatístico e não deve ser tratado como um “bem” manipulado ao bel-prazer do professor. O ensino começa a partir da experiência do aluno, que oferecerá a base de trabalho do professor.
(2) A igreja é o instrumento da operação eficaz do ensino bíblico — Precisamos evitar a tentação de atuar independentemente, sem prestação de constas ao corpo de Cristo, do qual participamos e a quem servemos como professores da escola bíblica.
(3) O mundo (contexto social, cultural, econômico e político) é o anfiteatro , o ambiente a ser transformado, pela atuação do professor cristão — Essa transformação é operada pelo próprio Deus, sendo os professores os instrumentos divinos, pessoas que Deus convocou e capacitou para a tarefa.

Quais são as implicações dessas descobertas?
Primeiro, cabe a nós, professores da EBD, nos perguntarmos, continuamente, se demonstrando interesse e preocupação com o que acontece com os nossos alunos. As dificuldades deles, seus problemas e necessidades devem ser motivos de oração e de ajuda real. Por isso, ensina a Palavra: “levai as cargas uns dos outros...” (Gl 6.2).
Segundo, é nosso compromisso interagir com os demais envolvidos na igreja com a obra de Deus, seja no ensino ou em qualquer outra atividade. Afinal, somos parte do corpo e não “o corpo”. Deus espera a “justa operação de cada parte (Ef 4.16).
Por fim, devem, os professores da EBD, responder por suas ações, diante da igreja e da sociedade, pois a quem Deus deu muito, muito se lhe cobrará. Essa resposta se dá pelo exemplo, pelo testemunho e, também, pelo discurso (Cl 4.6).


Pastor Davi Freitas
JUERP, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.