quinta-feira, 18 de março de 2010

AUXÍLIOS DIDÁTICOS: ENSINANDO PROVÉRBIOS


O estudo e a leitura de Provérbios nos permitem vislumbrar os valores de Deus para serem adotados no viver diário.
Mas tal atitude não é uma tarefa fácil, pois o cristianismo anda na contramão da cultura moderna.
Analisando o caso da juventude, por exemplo:

Velocidade, 
liberdade, 
consumo, 
individualidade 
e tecnologia 

Estes são os valores que mais importam para os jovens, segundo pesquisa realizada pela Bridge Research.
Vale a pena pensar que, às vezes, tais valores são um pouco contraditórios quando o assunto é a espiritualidade.

A reflexão religiosa requer um certo tempo, uma parada para repensar a vida e as ações. Por isso, diminua um pouco a velocidade de sua vida, se quiser falar com Deus e, ao mesmo tempo, ouvir dele por meio de sua Palavra.

Ser cristão é ser livre, mas essa liberdade se refere à soltura das amarras do pecado e sua influência. Leva o crente, portanto, para o domínio do Espírito Santo, que resulta em serviço a Deus. Em suma, somos livres para servir. Infelizmente, às vezes, os jovens preferem usar a liberdade recebida como ocasião para pecar. Isso é viver na contramão da vontade de Deus. Faz mal à saúde espiritual.

Consumir é da natureza do sistema capitalista. Mas é perigoso consumir por consumir, sem adotar critérios racionais como, por exemplo, nunca gastar mais do que o orçamento permite.
As grandes empresas, também, sabem que os jovens usam e abusam das tecnologias disponíveis e os perseguem nas redes sociais onde eles mais atuam, caso do Youtube, Twitter, Orkut e Facebook. Por isso, cuidado para não se tornar uma vítima do consumo desenfreado.

Você precisa entender que ser cristão é ter valores superiores, emanados do próprio Deus, em sua Palavra, com ciência, prazer pela vida, altruísmo e fé. Assuma os valores de Deus, o quanto antes, para alcançar a verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.