Contribuição magistral do pensador Edgar Morin, para nós, educadores:
Obs.: Noto uma certa diferença no quinto saber, em relação à pedagogia cristã. Deus nos fez saber o destino final da raça humana, a eternidade, dependendo de nossa escolha, aqui...
Primeiro saber:
as cegueiras do conhecimento – o erro e a ilusão – reflexão e percepção
A educação deve mostrar que não há conhecimento que
não esteja em algum grau ameaçado pelo erro e pela ilusão
(MORIN, 2003 p. 19).
São as projeções dos desejos, a afetividade, experiências anteriores com a imagem, levando a formas diferenciadas de apreender o fenômeno e, por isso, multiplicam-se os riscos de erro.
Segundo saber:
princípios do conhecimento pertinente – construção e (des)construção
O conhecimento das informações ou dos dados isolados é
insuficiente. É preciso situar as informações e os dados
em um contexto para que adquiram sentidos (MORIN, 2003,
p. 65).
Terceiro saber:
ensinar a condição humana – teatro do improviso
O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico,
cultural, social, histórico. (MORIN, 2003, p. 15).
É preciso ter consciência do destino da espécie humana, individual, social e histórico, tudo entrelaçado e inseparável.
Quarto saber:
ensinar a identidade terrena – com a vida nas mãos
Todos os seres humanos partilham um destino comum
(MORIN, 2003, p. 16).
Quinto saber:
enfrentar as incertezas – simulação de imprevistos
A grande conquista da inteligência seria poder, enfim, se
libertar da ilusão de prever o destino humano. O futuro
permanece aberto e imprevisível. (MORIN, 2003, p.79).
Sexto saber:
ensinar a compreensão – roda da compreensão
Compreender inclui um processo de empatia, de
identificação e de projeção. Sempre intersubjetiva, a
compreensão pede abertura, simpatia e generosidade
(MORIN, 2003, p. 95).
Segundo Morin (2003), a missão espiritual da educação é ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade moral e intelectual da humanidade.
Sétimo saber:
a ética do gênero humano – integração
A antropoética compreende, assim, a esperança na
completude da humanidade, como consciência e cidadania
planetária (MORIN, 2003, p. 106).
O livro:
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora
F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 8. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO. 2003
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