terça-feira, 20 de outubro de 2009

Para quem deseja viver em harmonia interior

Compartilho texto que escrevi para os adolescentes batistas, e oriento, principalmente, os jovens, a observarem estes cuidados bíblicos para com a vida interior.
Hoje, mais do que nunca, por conta dos imediatismos e do relativismo religioso, eles vêm bem a calhar, para aqueles que desejam andar pertinho de Deus, como filhos amados.

Pastor Davi Freitas
JUERP, RJ



O escritor de Provérbios descreve o cultivo da natureza interior do ser humano em quatro atitudes:



1. GUARDAR O CORAÇÃO
Salomão afirma: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Coração é a palavra usada pelos hebreus para falar da mente, do pensamento. Guardar o coração é estabelecer limites para os pensamentos, vigiar-se. 
Esse é, também, o ensino de Paulo, quando escreve “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, ...honesto, ...justo, ...puro, ...amável, ...de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).
Ser diligente é, na verdade, não perder o foco, continuar firmemente no propósito inicial. Você é assim, persistente? Deveria. 



2. GUARDAR OS OLHOS
“Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti” (Pv 4.25) – O sábio refere-se à percepção da vida e do mundo, sem distrações. Como você tem olhado sua vida e o mundo ao seu redor? Você consegue encontrar sentido para sua vida? Muitos adolescentes, deixando-se levar por atividades lúdicas (videogames, escutar música o dia todo etc.), perdem o foco de sua jornada. Como afirmou o pensador Soren Kierkergaard, “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”.
Guardar os olhos é ter os objetivos e planos da vida em foco, não se deixar distrair, nem pelo mundo, nem pelos apelos da carne. 



3. GUARDAR OS LÁBIOS
“Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios” (Pv 4.24) – Manter-se afastado de tudo que é dito com falsidade e maldade é uma obrigação do crente. Muitas vezes, somos pegos alimentando comentários maldosos e fofocas ou mesmo mentindo, para nós e para os outros. Este é um grave erro. 
Ao saber de algo ruim, não temos por direito passar a informação, principalmente, em forma de notícia. A obrigação do crente é preservar o outro, e orar pelas pessoas envolvidas.
Deus proíbe, terminantemente, a mentira e o falso testemunho. Ninguém sai impune deles.
Lembrem-se que palavras podem ferir. Usemos a linguagem com responsabilidade. Nossas palavras refletem os sentimentos guardados em nosso coração.



4. GUARDAR OS PÉS
“Pondera a vereda de teus pés...” (Pv 4.26a) – Você é uma pessoa ponderada? Se você está sempre avaliando suas atitudes, ajustando ou corrigindo os rumos de sua vida, pode responder afirmativamente. 
Os pés significam as atitudes e comportamentos que assumimos na vida. Deus nos adverte a sermos íntegros em nosso viver: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (v. 27).


Se você deseja viver em harmonia interior, com você mesmo e com Deus, guarde-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.