quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Educar é cultivar pérolas!

Hoje é dia do professor! 

Parabéns a todos nós que, com coragem e resignação, continuamos lutando contra um sistema desigual e paralisante, como é o caso da educação no Brasil!


Nosso maior tesouro é o desenvolvimento de nossos alunos, em nível intelectual, moral e, também, espiritual.


Vale a pena pensar na educação como o cultivo de pérolas.




Cultivar pérolas é um processo bem complexo. Por exemplo, nas pérolas de cultura de água salgada o criador coloca dentro de cada ostra um (ou mais de um) núcleo redondo (geralmente, de madrepérola), juntamente com um fragmento de tecido de uma ostra semelhante.
É esse pedaço de tecido que desencadeia o processo de produção do nácar, por parte da ostra hospedeira, para envolver o núcleo e, dessa forma, produzir uma pérola.
Depois, as ostras são colocadas dentro de cestos, que são mergulhados nas águas do meio ambiente natural, a determinadas profundidades. Agora, uma curiosidade neste processo de cultura de pérolas: uma grande parte das ostras rejeita o núcleo, muitas morrem e só uma pequena parte produz pérolas.

Assim é a vida humana. Muitos de nós não nos tornamos quem deveríamos ser, por rejeitarmos a maior pérola de todos os tempos: a sabedoria.

Não nos frustremos quando nossos alunos fizerem escolhas erradas, como que nos culpando por não os "educarmos direito". 


Sejamos nós, sábios o bastante para não nos afastarmos dos ensinamentos de Deus e, assim, quando formos chamados, podermos aconselhar com sabedoria e ganhar nosso aluno para Deus.

Com todo amor que um pastor pode ter,


Graça e paz


Pastor Davi Freitas
JUERP, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.