sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reflexão em homenagem ao Dia do pastor (2º dom Junho)

A EXPERIÊNCIA DO PASTOR - Parte 1 - Antigo Testamento

O conceito do pastorado não vem da história recente, aparecendo apenas no surgimento das primeiras lideranças da Igreja. A noção dessa atividade é bem conhecida do Antigo Testamento. É ali que precisamos buscar pelas origens desse chamado.

No Pentateuco:
Em Números, por exemplo, Moisés descreve em uma conversa com Deus sua preocupação de que, com sua morte, o povo de Israel ficasse "...como ovelhas que não têm pastor" (Nm 27.17b). Ele pede a Deus para que "ponha um homem sobre esta congregação" (Nm 27.16b). O escolhido da vez foi Josué (Nm 27.18-23).

Nos Livros Poéticos:
Nos Salmos, a noção do pastorado ganha importante desenvolvimento teológico, e chega ao ápice na declaração "O Senhor é o meu pastor..." (Sl 23.1). É um pastorado pessoal e íntimo no coração e na consciência de cada indivíduo. No capítulo 80, o salmista dá uma dica de como o pastoreio de Deus funciona: "Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que te assentas entre os querubins, resplandece."

Na profecia:
O profeta Isaías corrobora a frase do salmista, ao dizer que Deus "como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente." (Is 40.11). E o profeta Jeremias retoma o conceito de pastores-líderes, ao dizer: "E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência" (Jr 3.15), com a precípua finalidade de exortar o povo ao arrependimento e anunciar a promessa de redenção. Mas a grande parte das citações do Antigo Testamento acerca desses pastores-líderes de Israel é que eles falharam em sua missão (Jr 10.21; 12.10; 23.1,2; 50.6, e tantos outros textos).

A grande lição, em tudo isso, é que Deus precisa ser o nosso Sumo Pastor e que cabe a ele "levantar sobre nós pastores que nos apascentem, encorajem, protejam e guardem" (paráfrase de Jeremias 23.4).
Quando as duas coisas acontecem, somos muito mais felizes, de fato.